quinta-feira, 20 de maio de 2010

Programação da Virada Cultura em Piracicaba!

Sábado e domingo, dias 22 e 23 de maio, tem Virada Cultural em Piracicaba! A programação completíssima do evento você pode conferir no BLOG da Biblioteca Pública Municipal (clicando no link localizado na lista de blogs que indicamos). Abaixo, você confere um roteiro de sugestões que o EDUCATIVA NAS LETRAS elaborou para você. Programe-se!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Sábado

18h – Orquestra Piracicabana de Viola Caipira [CULTURA POPULAR]
A orquestra foi formada em 2005 para reforçar a tradição da cultura caipira na cidade de Piracicaba, difundindo a música de raiz, cujos principais temas são a terra, a natureza e os animais. Causos e lendas são cantados e contados com o irresistível sotaque do interior.
Local: Teatro Municipal

•19h30 – Orquestra Brasileira de Música Jamaicana [MÚSICA]
Música brasileira com o gostoso balanço dos ritmos jamaicanos de raiz: ska, rocksteady e early reggae. No repertório, chama a atenção animada versão de “O Guarani”, de Carlos Gomes, e de outras músicas como “Águas de Março”, “Barquinho”, “Samba de Verão” e “Garota de Ipanema”. A OBMJ vai além e faz do choro um ska em “Carinhoso”, de Pixinguinha, e “Ticotico no Fubá”, de Zequinha de Abreu.
Local: Engenho Central

21h – Lu Garcia [MÚSICA]
A cantora e compositora piracicabana é dona de uma voz quente, de afinação impecável. Para a Virada Cultural Paulista 2010, ela apresenta – acompanhada por Eloy Porto Neto, Fernando Nogueira, Maicon Araki e Otiniel Aleixo – um show composto pelo melhor da música popular brasileira.
Local: Engenho Central

22h30 – Yann Tiersen [MÚSICA]
os 39 anos, é um músico de vanguarda, multi-nstrumentista ecompositor francês de origem judaica. Compondo para piano, acordeão e violino, sua música aproxima-se de Erik Satie e do minimalismo deSteve Reich, Philip Glass e Michael Nyman. Tornou-se internacionalmente conhecido ao compor trilhas sonoras de filmes, como “Adeus, Lenin!” e “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, pelo qual ganhou o prêmio francês Cesar de Melhor Música Composta para Filmes, em 2002.
Local: Teatro Municipal

•0h – Paralamas do Sucesso [MÚSICA]
Os Paralamas do Sucesso apresentam seu novo trabalho, “Brasil Afora” – o primeiro disco de canções inéditas da banda em quatro anos. Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone fazem pop, reggae e rock à brasileira e mostram que o tempo está em seu favor!
Local: Engenho Central
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Domingo

•10h às 11h30 – Concerto Literário – Participação do programa “Educativa nas Letras”, com o Quarteto de Cordas OPUS4!

Os participantes do programa de rádio “Educativa nas Letras” estará formando uma roda literária com apresentação comentada de textos, poesias e dos respectivos autores.

Entre um texto e outro haverá a apresentação do quarteto de cordas com músicas clássicas podendo também este quarteto acompanhar as leituras e narrativas.

Fazem parte do programa Educativa nas Letras: Alexandre Bragion, Carmelina Toledo Piza e Lucila Maria Calheiros Silvestre.

Junto a esta apresentação estará havendo uma banco de troca de livros organizada pela Biblioteca Pública Municipal.

Local: PARQUE DA RUA DO PORTO, JUNTO AO “ÔNIBUS BIBLIOTECA

•14h – Batuque de Umbigada Casa do Batuqueiro [CULTURA POPULAR]
O projeto apresenta uma tradição cultural centenária, oriunda dos negros do interior paulista, que se mantém viva até hoje nas cidades de Piracicaba, Tietê, Capivari e Rio Claro. O Batuque de Umbigada a dasfestaç Rio a, oriunda LAR]inspirou o samba e outras manifestações culturais ocorridas em São Paulo.
Local: Engenho Central

•15h – Corda Solta [MÚSICA]
Um grupo integrado por músicos da cidade de Piracicaba. que tem por objetivo divulgar a nossa MPB, sobretudo os gêneros do chorinho, samba da velha guarda e seresta. É formado por Marcus Godoy (violão sete cordas), Rafael Barros (cavaquinho e bandolin), Augusto Cesar Vecchini (instrumentos de sopro), Vladimir Quintino (percussão e voz) e José Donizete de Godoy (violão).
Local: Lanchonete do Sesc

•17h – Toquinho [MÚSICA] O paulistano é referência na MPB e tem 80 discos gravados, 400 músicas compostas e cerca de 6.000 shows realizados pelo Brasil e exterior. Parceiro de nomes consagrados, tais quais Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Paulinho da Viola e Jorge Ben Jor, o cantor apresenta ao público alguns de seus maiores sucessos, como “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, e “Na Tonga da Mironga”.

Local: Engenho Central

Um comentário:

  1. Pessoal do Educativa nas letras. Adorei o concerto, preparado com muito carinho. A plateia pede bis e já faz voto que seja mensal...

    Postei as fotos no meu blog, se quiserem posso mandar por email depois!

    Abraço!

    ResponderExcluir