sábado, 1 de maio de 2010

Música e Depressão


A propalada musicoterapia, tão em voga nos últimos anos, acabou - infelizmente - perdendo a força nos dias atuais. Apesar da boa intenção de alguma faculdades ou mesmo universidades em criar cursos de especialização e até graduação na área da terapia musical, os poderes medicinais e terapêuticos da música sofreram duros golpes quando os céticos de plantão passaram a contestar as afirmações e sugestões presentes no polêmico livro "O Efeito Mozart" - o que erroneamente acabou relegando toda a história da terapia musical a uma só obra.

Se a música de Mozart produz efeito ou não, o fato é que - segundo estudos publicados pela Biblioteca Cochrane - para alguns pesquisadores a música pode, sim, reduzir os efeitos da depressão. Em revisão sistemática publicada pela Cochrane - organização mundial dedicada ao estudo das intervenções terapêuticas - quatro entre cinco pesquisas realizadas por essa organização demostraram que a música foi a terapia que, associada ao tratamente médico, mais produziu efeitos benéficos em seus pacientes (que, obviamente, não foram submetidos apenas ao efeito da música de Mozart).

A relação entre música e cura, no entanto, antecede em muito a qualquer pesquisa científica. A trajetória da música no campo da terapia e sua relação com o tratamento da depressão, por exemplo, alcança os tempos quase imemoriais - para o espanto de muitos céticos - dos textos bíblicos. Em seu livro "Depression and Music," M.J van Lieburg lembra que já o antigo testamento nos apresenta um dos primeiros casos (arquetípicos ou não) de cura das desordens mentais por meio da música: a história do perturbado rei Saul e de sua cura pela música de David.

Estabelecendo uma relação interessante entre a origem da depressão num indivíduo e sua possível relação com a presença de desarranjos ou insatisfações desse indíviduo para com o seu próprio físico, Lieburg nos remete ao poder de cura que a música possivelmente pode ter exercido no espírito de gênios como Mozart e Beethoven - figuras de excêntrica genialidade e que, em muito, podem ter se beneficiado dos efeitos terapêuticos da música que produziam (uma vez que a música, sob esse olhar, pode ter evitado uma descida completa desses artistas ao mundo da loucura total ou da demência absoluta).

Publicado em 1990, e ainda sem edição conhecida em língua portuguesa, "Depression and Music" faz um importante resgate da história da relação entre música, depressão e cura. Difícil de se encontrar em livrarias não especializadas, com certeza a obra de Lieburg pode ser achada em sebos virtuais (internacionais ou em alguns nacionais). Para quem se interessa pelo tema, fica aqui a dica - e seguem abaixos as especificações desse livro.

Depression and Music.
Prelude to a historical theme.
M.J. van Lieburg. Hardcover: 1990.
ISBN 90 5235 003 5

Um comentário:

  1. Caríssimos Amores da Educativa nas Letras; saudades.Mas, ainda bem que posso estar por dentro lendo o blog. Peço permissão para deixar um mimo para vocês e suas leitoras (Ah! leitores, também!):

    “Haikais para as “nossas ‘Mães”
    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    lua no céu
    estrela brilhando
    mãe natureza

    ****************
    via láctea
    caminho luminoso
    mãe do cosmos

    *****************
    vento fresco
    filho acaricia
    rosto materno
    *****************

    mesa de café
    aroma de saudade
    mãe na cozinha

    ResponderExcluir