quinta-feira, 13 de maio de 2010

“HISTÓRIAS DE CANÇÕES”: SHOW DE WAGNER HOMEM E ROGÉRIO SILVA REVELA AS HISTÓRIAS QUE ESTÃO POR TRÁS DAS MÚSICAS DE CHICO BUARQUE.


Num espetáculo que vem arrancando aplausos emocionados do público e comentários mais do que positivos da crítica, Rogério Silva (violão e voz) e Wagner Homem (biógrafo e grande amigo de Chico Buarque, também responsável pelo site oficial do compositor e autor do livro "Histórias de Canções" – um dos mais vendidos em 2009) contam as histórias relacionadas às canções de Chico – dando um passeio por sua obra e pela relação dele com seus parceiros, como Tom Jobim e Vinicius de Moraes.

No show, além de se deliciar com as composições, o espectador viaja pela história recente do Brasil, através dos casos narrados. O espetáculo é entremeado com projeção de fotos e documentos sonoros, alguns raros, como trechos da entrevista que Chico deu ao jornal “Última Hora,” como sendo Julinho da Adelaide – pseudônimo que criou para driblar a censura -, ou o áudio do exato momento em que nasceu a canção "Vai Passar".

“Histórias de Canções” acontece nesse próximo sábado, às 20h, na cidade de INDAIATUBA – com entrada gratuita.

Sobre esse espetáculo e sobre outras tantas outras curiosidades, o EDUCATIVA NAS LETRAS CONVERSOU, COM EXCLUSIVIDADE, com Wagner Homem – em entrevista rápida e que você confere abaixo:

EDUCATIVA: Wagner, o show "Histórias de Canções" - como o próprio nome já diz - apresenta um resgate maravilhoso das músicas de Chico Buarque e das histórias que envolvem essas músicas. Foi difícil fazer uma seleção das histórias que seriam contadas no show?

WAGNER HOMEM: Foi difícil, sim. Porque no livro há 133 histórias e seria impossível fazer um show cantando e contando todas elas. Escolhemos aquelas que tinham histórias mais curiosas e que cobrissem os diversos aspectos da carreira do Chico, como sua relação com parceiros, a resistência à censura etc. Houve também a preocupação de escolher as canções de maneira a cobrir os diversos momentos de sua obra.

EDUCATIVA: Dá para antecipar, rapidamente e sem estragar as surpresas do show, uma das histórias que vocês contam durante a apresentação? Há alguma história que provoca ou mexe com o público de forma mais intensa?

WAGNER HOMEM: Há momentos que comovem o público (e a mim também), como a história da música "Angélica" – que descreve a luta da estilista Zuzu Angel, que passou anos de sua vida tentando localizar o corpo de seu filho, morto nas dependências da Aeronáutica durante o regime militar. Ela própria foi posteriormente morta num estranhíssimo acidente de carro. Mas a maior parte do show é pra rir e, felizmente, as pessoas riem, e muito, quando ouvem trechos da entrevista de Julinho da Adelaide. Aliás, essa e outras histórias podem também ser lidas no site www.historiasdecancoes.com.br.

EDUCATIVA: O show "Histórias de Canções" vem conquistando elogios da crítica e de jornalistas respeitadíssimos - como Roberto kotscho, por exemplo. Apesar de a crítica sempre ser imprevisível, dá para apontar com segurança qual é ou quais são os pontos altos desse espetáculo: as canções, as histórias ou, como acreditamos, a mistura delas?

WAGNER HOMEM: Acho que é o binômio histórias e canções, ou seja, a mistura delas – como você diz. Há sempre muita curiosidade e, às vezes, inverdades e boatos a respeito das canções. Tanto o show quanto o livro tentam satisfazer essa curiosidade e esclarecer os fatos, sempre de forma leve e divertida.

EDUCATIVA: O espetáculo nasceu do lançamento de seu livro sobre Chico, não é? Aliás, na noite do evento haverá também uma sessão de autógrafos programada. Hoje, no entanto, o show eclipsou o livro ou um acaba divulgando o outro? Há no show alguma história que não esteja no livro?

WAGNER HOMEM: Eles se complementam. No livro você tem muito mais histórias, enquanto que no show há a vantagem de se ter música ao vivo e uma série de documentos sonoros que enriquecem a apresentação. Valendo dizer que todas as histórias que conheço estão no livro.

Um comentário:

  1. Caríssimos Amigos pelo permissão para fazer um convite para quem gosta de Chico Buarque:

    Próximos homenageados do Sarau Literário Piracicabano do dia 18 de Maio de 2010:


    Chico Buarque e o conjunto musical Receita Caseira (cantando Chico Buarque e seus parceiros)
    Local: No Teatro Municipal “Dr. Losso Netto na sala 2 na Rua Gomes Carneiro, 136 -Piracicaba-SP


    Dia: 18 de Maio (Terça-feira): 19h30 às 21h30
    Ingresso: Gratuito (limite 100 lugares)
    Classificação: Livre

    abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir