sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ariano Suassuna e Quinteto Violado.


O Educativa nas Letras deste fim de semana traz para você um especial sobre a vida e a obra de um dos maiores mestres da literatura brasileira de todos os tempos: Ariano Suassuna. Autor de peças consagradas, como "O Auto da Compadecida" e "O Romance da Pedra do Reino," mestre Suassuna resgata em sua obra os expoentes da cultura nordestina - evidenciando também a força das tradições do povos ibéricos na cultura do nordeste. Exemplo disso é o tema da já citada obra "A Pedra do Reino," no qual se mostra que a crença portuguesa na imortalidade e na volta do rei português Dom Sebastião (morto na famosa batalha de Alcácer-Quibir, em Marrocos, no final do século XVI) foi transportada pelos colonizadores portugueses ao sertão nordestino - passando tal lenda a ser vivida também pela gente do nordeste, vindo a configurar-se como parte de sua cultura.

A parte musical desse especial sobre Ariano Suassuana que o Educativa nas Letras apresenta neste sábado - às 10 da manhã - e na reprise de domingo - às 21 horas - só poderia também recuperar a beleza da música nordestina. Assim, o programa sobre mestre Ariano Suassuna tem como trilha musical o delicioso som do grupo Quinteto Violado.


Você não vai poder ficar fora dessa!

2 comentários:

  1. Uau!Suassuna é um dos valores da Literatura que devemos cultuar. Parabéns pela escolha do Quinteto Violado, também. Vamos ao Programa!


    Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Grande abraço, Marly!
    Obrigado pelo carinho.

    Alexandre!

    ResponderExcluir