quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Setur lança o projeto Roteiro Rural das Tradições e Costumes

Por Camila Piacentini

A Secretaria de Turismo de Piracicaba (Setur) realizou neste sábado, dia 16, o lançamento do Roteiro Rural das Tradições e Costumes no bairro Santa Olímpia, com o 1º Passeio Cultural e Gastronômico da Colônia Tirolesa de Piracicaba.

O evento teve início às 9h, com coletiva de imprensa dada pelo secretário de turismo, Omir Lourenço, e pela turismóloga Rose Massaruto. Eles comentaram sobre o roteiro e o projeto, que foi elaborado junto a alguns bairros rurais da cidade como forma de promover as diferentes tradições que fazem parte da cultura piracicabana. O passeio começou no mesmo horário, com 40 visitantes que, no trenzinho que saiu da praça da Igreja Imaculada Conceição, conheceram os pontos marcantes de Santa Olímpia, suas tradições e costumes.

Após a visita pelo bairro, o tradicional almoço com polenta e frango ao molho foi servido no restaurante La Stúa, além de polenta brostolada (cortada em pedaços e tostada na chapa) e linguiça caseira, tudo acompanhado por arroz e salada. Também foram servidos o vinho e a cachaça, de fabricação própria do bairro. Depois do almoço, os visitantes puderam apreciar o café com gróstoi, sobremesa típica tirolesa.

O bairro Santa Olímpia foi fundado no final do século 19, por imigrantes tiroleses da região de Trento (norte da Itália, em divisão com o sul da Áustria). Ainda hoje, os moradores do bairro procuram preservar a cultura trentina, seja na gastronomia, nos costumes, no modo de se vestir e também no idioma – sendo que eles ainda utilizam o dialeto ítalo-tirolês, ou seja, uma mistura das línguas mães do povo tirol: a italiana e a alemã.

Uma das principais características da preservação dos tiroleses em Santa Olímpia é a igreja, que se localiza no centro do bairro. Dedicada à Imaculada Conceição, foi construída em 1945 e possui uma escadaria de 90 degraus – símbolo da religiosidade do povo tirol, já que na época as escadas das igrejas eram usadas para procissões das vias sacras.

Entre as tradições mais fortes estão a dança e as comidas típicas, sempre lembradas nas festas realizadas no bairro. A “Festa da Polenta” e a “Cucagna” são as mais famosas e, durante os eventos, a pequena colônia tirolesa mostra seus costumes por meio de apresentações dos grupos folclóricos, dos corais e do grupo de teatro.
----------------------------------------------
(Camila Piacentini é estudante de jornalismo do ISCA Faculdades).

4 comentários:

  1. Parabéns, Camila!
    Belo texto.

    Está nascendo uma grande jornalista!
    Nós, aqui do Educativa nas Letras, agradecemos a você por sua colaboração.

    Equipe Educativa nas Letras.

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem elaborado pela Camila. Parabéns moça, você tem muito talento!

    Abraços

    DENIS

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Camila!
    Com certeza você realizou um ótimo trabalho e foi gratificante poder prestigiá-lo.

    Orgulho da nação corinthiana e da classe jornalística.


    Paloma Barbosa

    ResponderExcluir
  4. Muito legal conferir o belo texto da Camila aqui no espaço do Educativa nas Letras!!! Gostei de ver e fiquei muito interessado nesse Roteiro Rural, sabem dizer se teremos outros passeios desses pela frente?
    Forte abraço Alê e Lucila. Parabéns Camila!!!

    ResponderExcluir