segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

SAMBA, LITERATURA E CARNAVAL!


Quem pensa que o mundo da literatura pára quando chega o carnaval está muito enganado. Literatura, samba e carnaval tem muito a ver! E para provar que essa mistura dá certo, a União da Ilha do Governador trouxe "Don Quijote," um dos mais famosos e importantes personagens da literatura universal, para desfilar na Sapucaí! Entre moinhos de vento e belas mulheres, o Cavaleiro da Triste Figura foi o tema da primeira escola a desfilar no sambódromo do Rio.


Ainda no mundo encantado da letras, a Salgueiro levou a história do livro para a principal avenida do samba carioca. Com uma comissão de frente formada por "monges copistas," que arrastavam escrivaninhas medievais e iluminuras pela Sapucaí, a campeã do carnaval de 2009 entrou para buscar o bicampeonato tendo a literatura como foco. Entre alas e alegorias, a Salgueiro lembrou dos mais célebres autores e das mais incríveis obras do mundo das letras: Monteiro Lobato e "Emília," Victor Hugo e "Os Miseráveis" e tantos outros.


É isso aí! Carnaval também tem literatura!

Um comentário:

  1. Amei o programa em que fala da poeta francesa e da sua luta contra o nazismo. As músicas de Piaf, então....deslumbrante voz. aqui em casa estamos torcendo para ganhar o livro do sorteio. Parabéns!

    ResponderExcluir