sexta-feira, 17 de abril de 2009

CEES NOTEBOOM: O HOLANDÊS VOADOR

Nome forte da prosa holandesa contemporânea, Cees Noteboom vem chamando a atenção da crítica literária internacional. Multifacetada, a prosa desse holandês voador destaca-se pelo colorido das imagens e dos variados cenários utilizados por Cees em seus enredos. Apaixonado por viagens, Cees deixa que suas narrativas ganhem a atmosfera dos ambientes que ele próprio conheceu ao longo de sua vida de grande e eterno viajante: Brasil, Rússia, Austrália, Alemanha... O mundo é pouco para o palco das estórias de Noteboom. Ganhador de diversos prêmios europeus - como o famoso "Pégasus" -, Cees Noteboom chegou a ser por diversas vezes indicado ao concorrido prêmio Nobel.


No Brasil, três de seus famosos romances já foram publicados: "Rituais" (Nova Fronteira), "Dia de Finados" e "Paraíso Perdido" (ambos pela Companhia das Letras). E constituem-se em leitura obrigatória para aquele que quer ficar cada vez mais antenado às novas tendências literárias.


Por isso, o Educativa nas Letras desse próximo fim de semana (dias 18 e 19) leva até você um pouquinho da vida e da obra desse holandês voador. De quebra, o programa apresenta também a música encantada de um dos melhores violoncelistas de todos os tempos: Yo Yo Má!


Não perca!

Um comentário:

  1. Caríssimos Alexandre, Carmelina e Lucila: com a ajuda do Rodrigo Alves, o blog da Educativa nas Letras já pode ser visto pelos leitores do nosso blog da divulgação da Arte e da Literatura: http://agendaculturalpiracicabana.blogspot.com/

    Gostaria de convidar a todos para o Sarau Literário que vai acontecer hoje, no teatro estou enviando o convite:

    Convite: Na sala 2 do Teatro Municipal de Piracicaba Dr. Losso Netto (Rua Gomes Carneiro , 1212 – Centro Piracicaba, SP, Brasil) para o evento do S@rau Literário Piracicabano para o dia 23 de Abril (quinta-feira_ 19h 30min às 21h30min.

    Os homenageados da Literatura Nacional: Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina). Manoel Wenceslau Leite de Barros, também a homenageada Maria de Lourdes Piedade Sodero Martins pelo exemplar trabalho com a Literatura em Piracicaba .

    Fratern@l Abraço



    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir