segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rotary Clube Paulista Piracicaba no Educativa.

"Dar de si antes de pensar em si." O lema rotariano que move as ações socias e a vida dos membros desse clube internacional pode também ser reconhecido na produção de muitos escritores de renome dentro da literatura nacional e universal. E, em tempos de tanta repercussão midiática sobre intermináveis casos de violência e brutalidade - quando o medo e a dor frequentam as telas dos cinemas e marcam presença diária na televisão e nos jornais -, nada melhor do que ter a certeza de que muitos (literatos ou não) ainda lutam pela paz mundial e pela melhorias das condições sociais.

Na literatura, muitos são os autores que - como Bertold Brecht, por exemplo - configuram-se também como geniais e incasáveis vozes que dedicam-se a carregar a bandeira do oprimido em busca de liberdade e de dias melhores para todos. No trabalho missionário, santidades como Madre Tereza de Calcutá deixam à humanidade um legado eterno de doação e desapego. Nas organizações sociais em prol dos necessitados, associações como o Rotary provam também que o trabalho efetivo em benefício dos mais necessitados é um dever a ser assumido por todos aqueles que, conscientes de suas capacidades e habilidades profissionais, podem dedicar ao próximo um pouco de si e de seu trabalho.

Revisitando tais autores e tais associações, o Educativa nas Letras deste final de semana traz para você uma série de textos que marcam uma reflexão em busca de melhores condições para a presença do humano no mundo - e recebe a grata visita de 6 integrantes do Rotary Clube Paulista Piracicaba. Entre um texto e outro, entre uma história e outra, o pessoal do Paulista relata aos ouvintes um pouco das ações sociais realizadas pelo Rotary no Brasil e no mundo (tais como o combate à Polio, a realização de intercâmbios, de grupos de estudos internacionais e muito mais). Além disso, e discutindo mais especificamente a atuação do Rotary Paulista em Piracicaba, os entrevistados comentam também sobre a fundação desse clube e sobre os seus mais de 30 anos de história e de atuação.

Você não pode perder!
Sábado, 10h30. Domingo, reprise, às 21 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário