terça-feira, 27 de julho de 2010

Falando da Vida no Educativa nas Letras!

O grupo piracicabano Falando da Vida - que está completando 25 anos de existência - marca sua presença no Educativa nas Letras deste final de semana, dias 31 (jul.) e 01 (agt.). Comentando sobre a história desse conjunto fantástico e sobre as novidades que farão parte dos espetáculos deste ano - que acontecerão nos dias 13, 14 e 15 de agosto, no Teatro Municipal de Piracicaba -, Newman Ribeiro Simões, Marco Tadeu Januário (Janu) e Wana Narval relembram no Educativa as canções e os momentos que marcaram a trajetória do Falando ao longo desses 25 anos de estrada.
Dando uma "palinha" das mais agradáveis, Janu e Wana cantam juntos - diretamente dos estúdios da Rádio Educativa - duas das mais aplaudidas canções que passaram pelo repertório do grupo: "Conte Partiro" e "João e Maria." O programa traz ainda alguns dos principais textos apresentados por Newman Simões ao longo dos shows do Falando - textos esses de autoria do próprio Newman e também de outros autores de nossa literatura brasileira e universal.
Enquanto não chega a hora de ver o Falando da Vida no palco do Municipal, matemos a saudade desse incrível grupo no próximo Educativa nas Letras! Não perca e avise aos amigos!

Abaixo, saborei um dos textos de Newman Ribeiro Simões, escrito para uma das apresentações:

Mesmo sabendo, hoje, que o para sempre sempre acaba, foi por encanto que um dia acreditamos que os belos sonhos eram para sempre. Esses sonhos que colocamos no horizonte às vezes são inatingíveis, mas nos fazem caminhar. E é preciso caminhar tendo a serena contemplação do inevitável, aceitando a vida como ela é, mas sem renunciar ao direito de lutar pela vida que poderia ser. E conviver com uma memória carregada de saudade, mas sem perder o fascínio pelo presente e o encanto pelo futuro.

Emprestei de um grande amigo uns versos que trago pra vocês: Sim, é preciso pensar que eu fui e sou feliz./E que a dor, se tenho, eu a guardo aqui./Não é preciso chorar tristezas,/Se na beleza dos meus versos tem soluços já./Já não é tão cedo e não há tempo mais.

Meu medo é ficar assim tão só/Com os meus versos só meus,/Na minha tristeza de tê-los só eu./ Eu sei que na minha estrada cumprida,/Uma vida, que já tive, foi./E foi com ela a esperança de ser mais./Na paz de hoje, apenas as lembranças de ter sido/E, assim decidido, sigo./Pego lá meus versos escondidos e os canto agora.

No entanto, para que no meu canto haja encanto, é preciso, por enquanto, semear a paz e fazer brotar o amor. Porque, se brota, é semente e semente é futuro. E o amor? Bem, como diz o poeta: “O amor é como um grão/Morre, nasce trigo/Que vive e morre pão."

Bem, é preciso pensar que eu tenho que ir embora! Que meus versos/Já não são só meus agora./ E que já são teus os meus caminhos./No encanto das canções, meus amigos,/Vou-me embora./ Os meus versos, antes só meus/ Também são seus agora.

------------------------------------------------------------
MARCAS DO TEMPO é o nome do espetáculo que o grupo Falando da Vida apresenta no Teatro Municipal de Piracicaba, nos dias 13, 14 e 15 de agosto - e que comemora os 25 anos do grupo.
A renda dos shows deste ano será destinada à Aliança da Misericórdia e Vaccip.
(fotos extraídas do site do grupo: www.falandodavida.com.br)

3 comentários:

  1. Queridos amigos do meu coração: Alexandre, Carmelina e Lucila publiquei um presente para vocês lá no Agend@. Apareçam e confiram. Espero que gostem!

    Abraços Poéticos Piracicabanos
    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Esta banda é simplesmente maravilhosa. Vale muito apena

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE PODER VER NOVAMENTE O CONTO OU POEMA FALANDO SOBRE A QUALIDADE E DIFERENÇA ENTRE OS MEDICOS ANTIGOS E OS ATUAIS.
    POR FAVOR ME ENVIE SE POSSIVEL UMA COPIA DESTE,
    OBRIGADA, DESDE JÁ.
    ROSA MARIA GUIDOTTI CARRÃO

    ResponderExcluir