segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Malba Tahan: a prosa árabe de um brasileiro.

Quem gosta de literatura com certeza ao menos já ouviu falar do livro "O Homem que Calculava" - de Malba Tahan. Sucesso entre leitores e também entre amantes da matemática, tal obra (publicada pela primeira vez em 1939) notoriamente cumpriu, ao longo de sua história, o vaticínio feito de Monteiro Lobato - que sobre ela disse que, por sua importância e qualidade, estaria a obra "a salvo das vassouradas do tempo."

O que muita gente ainda desconhece, infelizmente, é que a produção de Malba Tahan vai muito além de "O Homem que Calculava," tendo ele se dedicado também a tantas outras histórias e a tantos outros livros. Dentre esse farto material escrito pelo "mestre das areias do deserto," os livros Mil Histórias Sem Fim, O Céu de Allah, Amor de Beduíno e Lendas do Deserto são - nesse sentido - belos exemplos da paixão desse autor pela arte da "contação" de histórias e pelo trabalho incessante de criar e recriar um mundo de lendas e mitos orientais (mundo esse que carrega sempre em sua essência o gosto açucarado dos doces árabes e o calor sempre eterno das areias do deserto).

Além de desconhecerem grande parte da obra do escritor, muitos de seus leitores também não sabem que Malba Tahan é, na verdade, um heterônimo - criado pelo professor e escritor Júlio César de Mello e Souza! Nascido no Rio de Janeiro, mas tendo vivido boa parte de sua vida na cidade paulista de Queluz, Júlio César destacou-se sempre (e desde a infância) por conta de sua imensa criatividade e capacidade de inventar as mais mirabolantes histórias. Seu poder criativo atingiu tal ponto que, à moda de Fernando Pessoa, Júlio César criou para si um heterônimo: o árabe Malba Tahan - que, como um bom heterônimo, tem biografia completa disponível a seus leitores.

Curiosamente - e em se tratando de um brasileiro que do cenário desértico não conheceu pessoalmente nada mais do que as areias das praias do Rio de Janeiro - Julio César de Mello e Souza, ou Malba Tahan, parece mesmo ter sido abençoado pelos desígnios de Allah. Afinal, somente Allah e o próprio Malba Tahan é que podem explicar como um sulamericano "da gema" pode ir tão longe na narração dos mistérios do oriente. O que dizer? Maktube!

Quem se interessar por conhecer os livros desse "mestre brasileiro de literatura árabe" pode procurá-los na Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba a partir do mês de outubro - quando a biblioteca passará, então, a funcionar em seu novo prédio. Por hora, o Educativa nas Letras apresenta neste final de semana (4/5 set.) um especial sobre a vida e a obra desse importante escritor brasileiro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Como você já sabe, o Educativa na Letras vai ao ar sempre aos sábados, 10h30, com reprise aos domingos, 21h, pela Rádio Educativa FM de Piracicaba - podendo ser ouvido também, em tempo real, via internet!

3 comentários:

  1. Senhores da Educativa nas Letras: quando teremos a honra de ter a presença do maior poeta de Piracicaba, Ezio Pezzato dando entrevistas em vosso programa????

    José Bento Teixeira, Piracicaba, sp

    ResponderExcluir
  2. Olá, José Bento.

    Sua sugestão e sua opinião serão encaminhadas aos nossos produtores. Obrigado pela contribuição e audiência!

    Equipe Educativa nas Letras.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos Lucila e Alexandre: o Educativa que mostra este magnífico contador e escritor Malba Tahan está agora em tempo real no twitter e ainda escrevi um microconto em homenagem: "A campainha toca bem na hora de uma das histórias de Malba Tahan. Um mercador árabe me oferece um tapete persa e um livro das 1001 noites!"

    Com carinho

    Ana Marly de Oliveira Jacobino (a programação musical junto a literatura de Malba Tahan está D+. Parabéns!Viva a Educativae a Literatura!)

    ResponderExcluir