sábado, 21 de agosto de 2010

Literatura e Twitter!

A era dos blogs e microblogs vem propiciando o surgimento de uma nova forma de literatura: a literatura de web. De característica mais concisa, mais enxuta e menos possível de se estabelecer a partir de longos e complexos enredos - recheados de um sem-fim de adjetivações -, a literatura veiculada via internet ganha cara de século XXI e conquista seu devido lugar num mundo tecnológico no qual a informação se dá de forma cada vez mais veloz.

Pensando em velocidade, o Twitter, ferramenta das mais velozes, é também ponto de encontro virtual no qual leitores e literatos trocam informações, postam suas mensagens e - em especial - produzem literatura! Especialistas em narrativas e poesias extremamente curtas, escritores como o pernambucano Marcelino Freire e o gaúcho Fabrício Carpinejar fazem sucesso nessa rede social - e atraem para seus perfis um contingente de mais de 4 mil seguidores (número que cresce a cada dia). Mas nem só de novos autores vive a "literatura de web." Nomes consagrados, como Millor Fernandes, por exemplo, também postam diariamente suas ideias resumidas nos 140 caracteres que cada mensagem veiculada pelo twitter permite.

E fazendo jus à era da web e da literatura via net, o Educativa nas Letras deste fim de semana (21/22 de agosto) apresenta um especial sobre "Literatura no Twitter" - e bate um papo com Gustavo Gonzáles e com José Scaffi, dois especialista em produzir arte via internet.
Você não pode perder!

4 comentários:

  1. Boa taarde valorosos Amigos Lucial e Alexandre: escutei atenta o Programa sobre o Twuitter,parabéns. Publiquei um presente para o falando da Vida lá na Agenda Cultural Piracicabana é o mínimo que faço pela alegria que recebo a cada nova apresentação do grupo. Valeu!

    Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Bem! Caríssimos não sei o que aconteceu mas postei um comentário e ele não aparece, então estou escrevendo outro para felicitar pelo Programa e diser que postei um presente para o Falando da vida lá na Agenda Cultural Piraicabana. Espero que o Alê goste. Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Desculpe o erro deu deslize: "dizer" é assim que escreve. Beijos

    Ana Marly

    ResponderExcluir
  4. Marly!

    Aqui no Educativa você pode dizer com Z ou quem S!Afinal, você é quem é "a poeta" aqui!

    Obrigado pela audiência de sempre!

    Abraços!

    ResponderExcluir