segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Carlos Nejar: vida e obra.

A vida e a obra do gaúcho Carlos Nejar - o poeta do pampa brasileiro - é o tema do Educativa nas Letras do próximo final de semana (14 e 15 agt.). Considerado um dos 37 escritores-chave da literatura produzida ao longo do século XX, Carlos Nejar ocupa a cadeira de número 4 da Academia Brasileira de Letras. Detentor de inúmeros prêmios literários - dentre os quais se destaca o "Prêmio Jorge de Lima", pelo livro “Arrolamento”, concedido pelo Instituto Nacional do Livro - Nejar teve vários de seus poemas gravados em áudio para o arquivo da Biblioteca do Congresso, em Washington (EUA). Apontado pela crítica como o "poeta da condição humana," Nejar destaca-se também no campo da tradução - tendo vertido para o português autores como Jorge Luis Borges e Pablo Neruda. No campo da biografia, vale destacar ainda que Carlos Nejar é pai do jovem e polêmico poeta Fabrício Carpinejar - escritor que, no mês de novembro, estará em Piracicaba; quando deverá proferir a palestra de abertura das festividades de premiação do "Prêmio Escriba de Poesia."

2 comentários:

  1. Gostei do programa em que Carlos Nejar foi convidado de honra. Parabéns ao Educativa nas Letras! Ah! Deixo o meu recadinho para o Alexandre:"Falando da Vida me empolgou.Penso que este ano superou os outros que assisti.E não foram poucos!Parabéns a todos pela beleza do espetáculo. Alexandre: Sensacional o seu violino ontem no Falando da Vida. Cantou alto no meu coração! Fiquei feliz! Enfim, gostei dos Panterinhas, da gaita, da viola, das vozes, das poesias...Valeu!Abraços Poéticos Piracicabanos de

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. A Ana Marly Jacobino é assim... Exemplo de mulher forte, corajosa e dedicada. Vê beleza em tudo! Afinal, como se diz, e é verdade, a poesia está nos olho de quem vê.

    ResponderExcluir