segunda-feira, 19 de julho de 2010

O som e o sentido: a antropologia do som no Educativa nas Letras

A música dos povos e a identidade sonora das mais variadas etnias é o tema do Educativa nas Letras deste final de semana - 24 e 25 de julho. Discutindo e explicando as questões que envolvem a produção musical (seu registro, pesquisa e difusão) realizada nos mais longínquos recônditos do planeta ou nas mais próximas praças de cidades cosmopolitas ou interioranas, o Educativa conta neste programa com a presença de alguns alunos e de uma das professoras do curso de Antropologia do Som - do programa de pós-graduação em música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre poemas de Manuel Bandeira e ao som das caixas do divino, os entrevistados discorreram também sobre a educação musical, sobre a necessidade de investimentos que possibilitem a perpetuação de bandas marciais e sinfônicas, sobre a influência da música na vida das pessoas e, é claro, sobre a interface da música com a literatura. Pelo currículo dos entrevistados - listados abaixo - você vai ver que o próximo Educativa nas Letras está pra lá de imperdível! Confira:

Maestro Mazinho Sartori: iniciou seus estudos musicais com o pai, músico de banda, aos sete anos de idade. É formado pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, onde também atuou como professor e regente. Como instrumentista participou de renomadas orquestras como a Sinfônica Municipal de Campinas, Sinfônica da Unicamp, Municipal Jovem de São Paulo, Sinfônica de Piracica, entre outras. Foi regente titular da Orquestra Popular Brasileira de Ribeirão Preto, de 1993 a 1996, e da Banda Municipal Carlos Gomes de Campinas, de 1995 a 1999. No campo didático, foi membro e professor da Sociedade de Música Pio X , de Jundiaí, por mais de quinze anos. Graduado pela Unicamp, atualmente é mestrando em música na condição de aluno especial pela mesma universidade. É regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos - SP desde 2006
Maestro Jairo Perin: arte-educador. Formado em regência pela UNICAMP, atua na área de educação musical para alunos do ensino fundamental I e rege corais adultos na cidade de Campinas (Coral do Clube Regatas, Coral Harmonia da Associação dos Aposentados da Fundação CESP, Coral da Universidade da Terceira Idade- PUCC). Pianista e compositor, acabou de produzir o CD infantil "Vamos Brincar de Inventar" e tem se apresentado com o show de mesmo nome em clubes, praças, parques, pátio de escolas etc.
Cristina Bueno: atriz, percussionista, arte educadora, pesquisadora dos ritmos das manifestações populares brasileiras e artesã de Caixa do Divino. Formada em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é pós-graduada em “Capacitação Docente em Música Popular Brasileira” pela Universidade Anhembi-Morumbi. Atualmente é Diretora musical do grupo "Lapislázuli" de Campinas e orientadora dos grupos de pesquisa de cantos e ritmos das manifestações populares brasileiras “Caixeiras Tamboriflôr” (de João da Boa Vista/SP) e "Caixeiras da Guia”, “Caixeiras das Nascentes” e do bloco Carnavalesco de Rua “As Caixeirosas” (todos de Campinas).
Érica Giesbrecht: possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestrado em Antropologia Social pela mesma universidade. Atualmente é aluna do programa de doutorado em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de antropologia, com ênfase em etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, memória social, identificação, cultura popular e música.

-------------------------------------------------

O Educativa vai ao ar aos sábados - às 10h30 - com reprise aos domingos - 21 h. O programa pode também ser ouvido via internet! Basta clicar no link "RÁDIO AO VIVO," colocado no canto esquerdo superior desta página.

2 comentários:

  1. Nossa! Adorei ouvir o programa na íntegra! Ficou tão legal o resultado com as músicas da Cris, do Jairo e do Mazinho! Se contar os poemas...

    Alexandre e Lucila, muito obrigada pela oportunidade!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Érica!

    Nós é que agradecemos pela sua enorme contribuição! Valeu! E parabéns também pelo curso que você conduziu na Unicamp! O nosso abraço e muito obrigado a todos que aqui estiveram.

    O Educativa está sempre à disposição de vocês!
    Voltem mais veze!

    ResponderExcluir