sexta-feira, 12 de março de 2010

"A literatura é a minha quimioterapia."

O Educativa nas Letras do próximo final de semana, dias 13 e 14, traz para você uma entrevista especial com a escritora Ana Marly Jacobino. Militante da cultura piracicaba, Ana Marly comanda - uma vez por mês - o seu "Sarau Literário", evento que vem conquistando cada vez mais público e que é realizado sempre na sala 2 do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Escritora talentosa e apaixonada por seu ofício, Ana Marly tem a literatura como seu principal remédio na luta contra o câncer - doença que a escritora vem derrotando já há vinte anos. Exemplo de força de vontade, de obstinação, de amor pela vida e pela literatura, Ana jamais deixa-se abater por qualquer adversidade - fazendo da vida um enredo a ser reescrito a cada dia. A "literatura é a minha quimeoterapia," revelou a escritora em entrevista concedida ao EDUCATIVA NAS LETRAS.

Dona de uma fala sempre otimista e de um bate-papo também sempre agradável (e muitas vezes engraçado), Ana Marly Jacobino já visitou o EDUCATIVA em outras ocasiões - quando teve também alguns de seus textos lidos no programa.

Assim, nesta semana da mulher o EDUCATIVA NAS LETRAS presta uma devida homenagem a essa figura querida e mais do que respeitada pelos escritores de nosso interior paulista. E homenageando a escritora, o programa homenageia também a todas as mulheres!

Bravo, Ana Marly Jacabino!

O EDUCATIVA apresenta ainda, no mesmo programa, um especial sobre o escritor uruguaio Juan Carlos Onetti - e recebe também a grata visita do médico Raul Zambello, que está lançando o seu imperdível romance de estreia, "Projeto Afrodite" (um thriller policial de tirar o fôlego!).
Vale a pena conferir!

O EDUCATIVA VAI AO AR AOS SÁBADOS, ÀS 10 DA MANHÃ, E AOS DOMINGOS, ÀS 21 HORAS - PELA SUA RÁDIO EDUCATIVA FM DE PIRACICABA 105,9 Mhz.

5 comentários:

  1. Caríssimos; sem palavras para escrever diante de tanto carinho. Carrego uma certeza dentro de mim: a semente plantada pela Literatura germinou em um número incontável de ouvintes das ondas da Educatica nas Letras, graças ao trabalho competente de profissionais como vocês: Carmelina, Lucila, Alexandre(não esquecendo do Marquinhos e dos funcionários da Educativa). Bravo!

    Obrigada.

    Ana Marly de Oliveira Jacobino


    Aproveito o espaço para comentar que estou no final do livro "Projeto Afrodite" do Drº Raul Zambello. Se estou gostando da leitura? Como dizia Sherlock Holmes : "Elementar, meu caro Watson"_ O livro de muita aventura,ação, crimes e criminosos... é ambientado na cidade de Piracicaba e região. Genial!

    ResponderExcluir
  2. Caríssimos: surpresa tão boa que vocês fizeram. Obrigada! Palavras generosas repletas de carinho e amizade. Hoje, postei no blog e enviei e-mails para todos os companheiros da arte e da literatura, mas, o programa ficou para semana que vem.

    Obrigada> Bravoooooooooo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para todos que fazem do Educativa nas Letras o sucesso que é. A literatura agradece.

    ResponderExcluir
  4. A paixão e a mãe (miniconto)
    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    O escarro do soldado escorre por sua face. Ela ali aos seus pés chora compulsivamente. O seu menino estremece de dor. Ainda ontem, ela o procurava entre os amigos. “Onde está o menino? Onde está meu filho?” No templo sentado entre os doutores da lei, o menino os surpreendia com a sua inteligência. A mãe orgulhosa o retira pelas mãos. Uma gota de sangue cai do seu pulso chagado, ela a ampara com as mãos. Como mãe, você, Maria, o acarinhou, beijou, ninou, lavou suas roupas,... O que fazem com o seu menino? Nas bodas de Canã, o canto, a dança toma conta de todos os convidados. Você, Jesus está alegre, dança com um copo de vinho na mão. A mãe, na cozinha ajuda na preparação dos alimentos. Esta preocupada, o vinho está no fim e a festa ainda está na metade. “Filho, o vinho está acabando!” “Mãe, não chegou a minha hora.” “Façam tudo que ele mandar.”. A água fica com gosto de vinho. A festa continua pela madrugada. As cãibras percorrem seus músculos. A dor intensa do filho sufoca o peito da mãe. O crucificado respira fundo e grita seu último clamor. "Padre, nelle tue mani consegno il mio spirito!" Um soldado atravessa uma lança entre o quinto espaço das costelas, enfiando para cima em direção ao pericárdio, até o coração. “Meu filho! Meu filho como posso ficar sem você. Quero carregá-lo em meus braços. Meu filho! Não está mais respirando? Meu filho, vocês o mataram! Assassinos!” Maria della Pietà, la Madre Addolorata, Madre di Cristo!” “Maria, Pietá, Mãe das Dores, Mãe do Cristo!”

    Feliz Páscoa para todos os leitores deste blog

    Abraços Poéticos Piracicabanos de
    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  5. Bom dia.
    Lindo depoimento "a literatura é a minha quimeoterapia".
    "FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para você.
    Saudações Educacionais !

    ResponderExcluir