terça-feira, 11 de agosto de 2009

A poesia de Fabrício Carpinejar e a prosa de Maitê Proença são os temas dos próximos programas.

Apontado por Nelly Novaes Coelho como um nova voz poética, o gaúcho Fabrício Carpinejar vem se destacando no cenário da poesia nacional já há algum tempo. Filho de uma linhagem de poetas (seu pai, Carlos Nejar, sua mãe, Maria Carpi), Fabrício Carpinejar é dono de uma poética desafiadora e até mesmo um tanto insólita. Buscando trilhar um caminho de metáforas enigmáticas, Carpinejar ronda os campos da linguagem e das inversões e reversões filosóficas - "carpindo" uma poesia que é ao mesmo tempo jogo e imagem. Na apresentação do livro "As solas do Sol," de Carpinejar, nos diz Antonio Carlos Secchin sobre a linguagem do poeta: "uma linguagem que se afasta do discurso obediente a uma 'certa ritualização rítmico-melódico-metafórica', ligada ao tradicional ou convencional; e antes resulta da 'radicalização do processo metafórico, com seu conseqüente esgarçamento referencial'. Processo que vincula (o poeta) aos artesãos do verso - com traços, porém, que o individualizam."

O programa sobre a vida e a obra de Fabrício Carpinejar vai ao ar no próximo sábado, dia 15, às 10 horas da manhã, com reprise no domingo, dia 16, às 21 horas. O programa contará ainda com a participação do artista piracicabano Éric Medeiros, que contará aos ouvintes um pouco sobre uma antiga arte que ele vem tentando recuperar: o "correio elegante."


Nos dias 22 e 23 é a vez do EDUCATIVA NAS LETRAS prestar uma homenagem a uma das mais bonitas e competentes atrizes brasileiras de todos os tempos: a bela e versátil Maitê Proença! E, para quem ainda não sabe, vale dizer que desde 2003 Maitê vem se destacando também na literatura, tendo publicado dois livros de grande sucesso - "Entre ossos e a Escrita" (Ediouro) e "Uma Vida Inventada" (Editora AGIR) - e colaborando como cronista em diversas revistas do pais. Sem "papas na língua" (ou seria melhor dizer "sem dedos" na escrita?), Maitê expõe em seus textos, de modo muito particular, reflexões e memórias que revelam o seu olhar acurado sobre as mais diferentes temáticas do dia a dia e, em especial, sobre o papel da mulher no mundo de hoje. Da liberação sexual feminina aos EUA de Bush, passando por questões pessoais ficcionais ou não, a prosa de Maitê é um convite sincero a um mergulho menos teórico-filósofico e mais prático-realista aos acontecimentos que nos cercam o cotidiano.
O EDUCATIVA apresenta ainda, no mesmo programa, as doces vozes de outras duas belas e genais louras: Melody Gardot e Daiana Krall!

Não percam! Esperamos vocês

4 comentários:

  1. Educativa está um arraso na sua programação. Parabéns!A família reunida ouve e aplaude!

    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Está na hora de nos fazer uma nova visita, heim! Vamos agendar um bate-papo em nossos estúdios?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Alexandre. Viajei no livro da Maitê. Ganhei de presente e não esperava nada. Mudei minha opinião ao final. Não gostava da Maitê nas colunas da revista Época.
    Muito boa a escolha!

    ResponderExcluir
  4. As músicas foram muito bem escolhidas e como a Literatura combina com a Música ou seria vice-versa. Parabéns a vocês que espalham palavras e notas musicais. Parabéns a Educativa pel Programa Educativa nas Letras!

    Ana Marly de Oliveira Jacobino(Ah! Meu pai com 91 anos é fã do programa, junto com a minha mãe...irmã...filho...marido... ai vai longe....)

    ResponderExcluir