sexta-feira, 24 de junho de 2011

Hip Hop no Educativa nas Letras

Com uma batida marcante e letras que nos levam a reflexão, o hip hop tem se inserido cada vez mais na sociedade onde, antigamente, sempre foi excluído e, por isso, foi tachado como aquela “tal” Literatura Marginal. Literatura esta que consiste em quatro subculturas, baseadas na criatividade: com ritmo e poesia surge o rap; no estilo próprio das artes plásticas está o grafite; o discjockey, ou melhor, DJ, faz a melodia e o mestre de cerimônia, isso é, o MC, produz as letras e conduz o show.

Com base nesses quatro elementos essenciais para a cultura, Robson Ribeiro, o MC Peqnoh, é o entrevistado do programa de 25 de junho, sábado, às 10h30.
A década de 70 foi o marco inicial para o ingresso do hip hop, que se iniciou nos guetos de Nova Iorque por iniciativa de Kevin Donovan, que carregava o pseudônimo de Afrika Bambaataa. No Brasil chegou em meados dos anos 80 e, desde então, destaca-se pelas reflexões e diversos questionamentos contidos em sua melodia.

Com base nesses aprendizados e na cultura que envolve o movimento, MC Peqnoh, junto com outro MC, Daniel Garnet inicaram, em Piracicaba, a Batalha Central, que hoje é realizada nas ruas da cidade com edições mensais nos últimos domingos de cada mês. Durante o evento, acontecem os ‘Duelos de MCs’, onde eles se enfrentam com rimas improvisadas. Mc Peqnoh também é o fundador do Coletivo Pegada de Gigante, que tem como objetivo a valorização do hip hop e agregação de novos adeptos para que conheçam a arte dessa cultura e venham somar em sua valorização. Literatura, criatividade e sabedoria em um só programa!

Mais informações sobre o Coletivo Pegada de Gigante acesse: http://www.pegadadegigante.com/

Bruna Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário