quarta-feira, 13 de abril de 2011

Quinta, dia 14, tem Concerto de Páscoa na Biblioteca!

Na próxima quinta-feira, às 20h, no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba, o quarteto de cordas OPUS4 apresenta o seu Concerto de Páscoa. Celebrando a data cristã que se aproxima, o quarteto traz a público um repertório que contempla obras clássicas compostas para quarteto de cordas – como o quarteto K. 387, de W. A. Mozart – e peças de caráter místico – como a fuga nº 1, da “Arte da Fuga,” de J.S. Bach – e sacro – como o “Salve Regina,” de Pergolesi.

Formado pelos músicos Helgo Ackermann (violino), Paulo Celso Guimarães Sousa (violino), Alexandre Bragion (viola clássica) e Paulo Bandel (cello), o OPUS4 nasceu em janeiro de 2010 – e, de lá para cá, realizou inúmeras apresentações em Piracicaba e fora dela. Tendo feito a sua primeira apresentação pública durante a Virada Cultural do Interior Paulista, em maio desse ano, o quarteto tem como proposta levar música de câmara a locais e pessoas que normalmente não possuem oportunidade de prestigiar atrações do gênero.


Nesse sentido, vale destacar que as apresentações do O OPUS4 também têm sempre um caráter pedagógico. Isto porque além de executar músicas de diferentes compositores e épocas, o grupo procura também levar ao público comentários e explicações sobre as músicas e sobre os compositores abordados – fato que torna as apresentações mais dinâmicas e participativas. A preocupação com a questão pedagógica e com o despertar do gosto para a música erudita é tanta que o grupo idealizou uma série anual de ensaios abertos à comunidade – que já estão acontecendo, sempre aos sábados, no anfiteatro da biblioteca, e se constituem numa excelente oportunidade para que o público piracicabano possa ver (e ouvir) como se ensaia um quarteto de cordas.


No concerto que será realizado nesta quinta-feira, dia 14 de abril, o OPUS4 contará ainda com um convidado mais do que especial: o tenor Antônio Pessotti. Tendo se apresentado ao lado do grupo já em outras oportunidades, neste concerto Pessotti cantará uma das peças mais bonitas e célebres do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi: o seu espiritual “Salve Regina.” Programação imperdível para quem gosta de música clássica de verdade. Anote em sua agenda e não deixe de prestigiar!


Entrada franca!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

(o texto acima foi extraído de matéria publicada pelo Diário do Engenho: http://diariodoengenho.com.br/)

3 comentários:

  1. Alê vou fazer o possível para ir ouvir toda essa beleza melodiosa. Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos músicos Helgo Ackermann (violino), Paulo Celso Guimarães Sousa (violino), Alexandre Bragion (viola clássica) e Paulo Bandel (cello), e Antonio Pessoti (tenor.Ao OPUS4 ofereço este nanoconto:
    "A noite transborda no Ave Verum Corpus. Nasce uma nova constelação pelas mãos dos músicos.OPUS4 e Mozart juntos na Via Láctea!" Abraços Poéticas desta CaipiracicabANA Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  3. Um presente para o OPUS 4 lá na AGenda Cultural Piracicabana espero que gostem e deixem por lá um comentário vou gostar:

    http://agendaculturalpiracicabana.blogspot.com/

    Abraços Poéticos desta CaipiracicabANA.

    ResponderExcluir