quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os Beija-Flores de Lucília Reboredo no Educativa nas Letras!

O Educativa nas Letras deste final de semana (11/12 de set.) reinventa-se todo para contar a você umas das mais comoventes histórias de superação, de amor e de reinvenção do viver que tivemos notícia ao longo dos cinco anos de nosso programa: o livro A Dança dos Beija-Flores no Camarão Amarelo - curso e percurso do adoecimento, escrito pela psicóloga e professora Lucília Augusta Reboredo e publicado pela Jacintha Editores.

Doutora em psicologia social, professora da Universidade Metodista de Piracicaba, Lucília Augusta Reboredo desenvolveu – em meados de 2003 – a patologia que a afastaria abrupta e definitivamente da carreira docente e do convívio social. Diagnosticada com Esclerose Lateral Amiotrófica – patologia também conhecida pela sigla ELA – Lucília sofreu a paralisia progressiva de todos os comandos motores e teve roubada pelo destino, de maneira agressiva, a totalidade dos movimentos de seu corpo.

A ação da doença foi devastadora: tirou-lhe a fala, imobilizou-lhe as pernas e braços, comprometeu os músculos responsáveis pela mastigação, deglutição e respiração. Porém, a doença não tirou-lhe a força de viver e o desejo de compartilhar com todos o curso e o percurso de sua história.

História essa que o Educativa nas Letras apresentará você, por meio de depoimentos, de entrevistas e de leituras de trechos desse magistral livro que a autora, valendo-se apenas do movimento dos olhos e do auxílio de uma tabela, letra a letra produziu a fim de tornar pública sua irrevogável premissa que diz: "é possível reinventar-se a vida em quaisquer circunstâncias."

Contando com a presença da professora Mariá Aparecida Pelissari - companheira ou anjo encarnado que, ao lado de Lucília, trava com ela as mais cruéis batalhas pela vida - e de Heitor Amílcar da Silveira Neto, editor responsável pela obra que agora vem a público, o Educativa nas Letras também se reinventa para agradecer a Lucília Augusta Reboredo pela aula de perseverança e de amor à vida com que ela nos brinda com seu livro A Dança dos Beija-flores no Camarão Amarelo.

Simplesmente, imperdível.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
O Educativa nas Letras, como você já sabe, vai ao ar aos sábados, 10h30, com reprise aos domingos, 21h, pela sua Rádio Educativa FM de Piracicaba 105,9 Mhz. Ouça o programa também, em tempo real, via internet - para isso basta clicar no link "rádio ao vivo," colocado no canto superior esquerdo deste blog!
-------------------------------------------------------------------------------------------------
(Publicado pela Jacintha Editores, o livro A Dança do Beija-Flores no Camarão Amarelo, de Lucília Augusta Reboredo será lançado no próximo de 18 de set., às 16h, no Centro Cultural Martha Watts, em Piracicaba. Mais informações, acesse o blog da editora: www.jacinthaeditores.blogspot.com)

2 comentários:

  1. Admirável a força dessa Mulher. A doença pode ter-lhe tirado os movimentos do corpo, mas jamais a vivacidade do espírito. Uma grande lição para esta geração que cultua o corpo, as vaidades, e esquece-se que antes de tudo somos alma.

    Ivana

    ResponderExcluir
  2. Querida amiga e teacher!!

    A saudade é grande!
    Eu, com Esclerose Múltipla e vc com Esclerose Lateral Amiotrófica, a coincidência é a nossa força pela preservação da vida.
    Linda lição!!
    Beijos todos
    Fá (Fátima)

    ResponderExcluir