quarta-feira, 22 de setembro de 2010

As belas vozes de Mindlin, Vilaret e Júlia Simões!

O Educativa nas Letras traz para você, neste sábado e domingo (25/26.set.), as belas vozes de José Mindlin, João Vilaret e Júlia Simões! Recheado com o melhor da poesia brasileira e coberto com as mais belas canções de nossa música popular, o programa deste fim de semana destaca o poder da voz - no que diz respeito à declamação de poesias e ao deleite do bel canto.

Dono da maior biblioteca particular da América Latina, o bibliófilo José Mindlin - falecido em 28 de fevereiro deste ano, aos 95 anos de idade - foi também um grande declamador de poesias. Na voz dele, o Educativa apresenta a imortal interpretação de "O Caso do Vestido," de Drummond, e vários poemas do não menos genial Manoel Bandeira.

Anterior a José Mindlin, o português João Vilaret foi, sem qualquer sombra de dúvida, um dos maiores - senão o maior - declamador de poesias em língua portuguesa que se viu e se ouviu até hoje. Reproduzindo uma gravação feita ainda em vinil (LP), pelo selo "Festa," na qual Vilaret imortaliza uma interpretação até hoje inigualável de "Essa Negra Fulô," de Jorge de Lima, e de "Pátria Minha," de Vinícius de Moraes - entre outras - o Educativa propicia aos ouvintes momentos de grande emoção.

Na parte musical do programa, a deliciosa voz da bela Júlia Simões. Campineira de nascimento, mas piracicaba de coração, Júlia há tempos conquistou o coração dos piracicabanos e, por que não dizer, de todo o interior paulista. Capaz de performances jazzísticas antológicas e de interpretações inesquecíveis de temas do "soul" e da MPB, a encantadora Júlia faz nesse programa a "avant-première" de um próximo Educativa a ser dedicado inteiramente a ela - e veiculado no final de outubro (fique ligado!). Por hora, programe-se para ligar o gravador e aumentar o volume de seu rádio para ouvir, gravar e curtir, na voz de Júlia, canções inesquecíveis como "Velas ao Vento" e "Resposta ao Tempo."
Você não pode perder!
_____________________________________
Sábado, 10h30
Domingo (reprise), 21h
(fotos gentilmente cedidas pela cantora)

3 comentários:

  1. É o Educativa mostrando e valorizando os grandes nomes que dedicaram a vida para espalhar a Arte e a Literatura; José Mindlin, João Vilaret são reconhecidos pelo valor de sua brasilidade que extrapolou as fronteiras. e a Júlia, sem dúvida, cai nos encantar com sua bela interpretação.

    Abraços Poéticos Piracicabanos de Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marly!

    Você sempre comentando os nossos posts com muita gentileza e carinho!

    Obrigado.

    E lembrando que na semana que vem, temos a "Dona Marly" no Educativa!

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui fazendo comida e ouvindo o Educativa nas Letras. Acabei de publicar no Twitter sobre o nosso programa de "Literatura e Canto" de hoje...Educativa nas Letras! Ai, ai... Essa Nega Fulô... O programa me deixou radiante depois de passar por algumas tristezas no percurso diário da vida. Obrigada pelo programa de hoje...A voz de Júlia está adornando as vozes de José Mindlin, João Vilaret , Alexandre Bragion e Lucila C. Silvestre. Valeu!

    Abraços Poéticos Piracicabanos
    Ana Marly de Oliveira Jacobino

    ResponderExcluir