quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A literatura no Mapa Cultural Paulista 2011/2012

O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado por meio da Abaçaí Cultura e Arte – organização social de cultura, que conta com a parceria das prefeituras municipais. O Mapa Cultural objetiva de identificar, valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que estimula a participação de seus municípios em atividades culturais.

Nesta edição (2011/2012), o mapeamento será feito em 3 fases: sendo a fase municipal e regional em 2011 e a estadual em 2012 - uma vez que essa fase compreende a circulação por municípios do Estado. Para tanto, serão consideradas 07 (sete) expressões artísticas: artes-visuais (artes plásticas, desenho de humor, fotografia), vídeo, canto coral, música Instrumental, literatura (conto, poesia e crônica), dança e teatro.

Na área da literatura, quem quiser se inscrever na fase municipal do mapa cultural paulista-Piracicaba poderá concorrer nas modalidades poema, conto e crônica - levando em conta, como sugere a organização do Mapa, que:

Poema - é uma obra literária apresentada geralmente em verso e estrofes (ainda que possa existir prosa poética, assim designada pelo uso de temas específicos e de figuras de estilo próprias da poesia). Para esta categoria não existe limites de linhas (laudas), porém deverá ser apresentada em fonte Arial, tamanho 12. Nessa modalidade, cada cidade será representada por até 03 (três) autores com 01 (um) poema cada um.

Conto - é uma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho). Entre suas principais características estão a concisão, a precisão, a densidade, a unidade de efeito ou impressão total. Para esta categoria os contos deverão ter no máximo 5.000 (cinco mil) caracteres, em fonte Arial, tamanho 12. Cada cidade será representada por até 03 (três) autores com 01 (um) conto cada um.

Crônica - é uma narrativa que leva em conta a ordem temporal. O termo é atribuído, por exemplo, aos noticiários dos jornais, comentários literários ou científicos, que preenchem periodicamente as páginas de um jornal, ou seja, um tema cotidiano. Para esta categoria as crônicas deverão ter no máximo 5.000 (cinco mil) caracteres, em fonte Arial, tamanho 12. Cada cidade será representada por até 03 (três) autores com 01 (uma) crônica cada um.

Conforme prescrito acima, cada cidade poderá ter até 09 (nove) representantes de Literatura, sendo até 03 (três) representantes de Conto, até 03 (três) representantes de Crônica e até 03 (três) representantes de Poema. Não será aceita a inscrição de poemas em série, ou vários poemas reunidos de um mesmo autor. Além disso, todos os contos, crônicas e poemas serão arquivados na Abaçaí Cultura e Arte, portanto não serão devolvidos aos participantes.

Os autores selecionados para a antologia deverão autorizar a publicação dos mesmos, já na fase de inscrição, desde que sejam divulgados os créditos de identificação. Cada participante poderá se inscrever na fase municipal, com apenas 1 (um) texto em cada categoria dessa expressão.

Documentos necessários para a inscrição: ficha de inscrição preenchida; cópia do comprovante de residência ou domicílio eleitoral e/ou comprovante de vínculo com Piracicaba. O texto devidamente identificado e com a autorização para publicação. Os formulários de inscrição e o regulamento podem ser retirados na Biblioteca Municipal (Rua Saldanha Marinho, nº 333 – atrás do Hotel Beira Rio) ou podem ser enviadas por e-mail, para isso entrar em contato com o Agente Cultural, Felippe Limonge, no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” – (19) 3433-4652.

A idade mínima para participação é de 14 anos completos até a data da realização da Fase Regional do Mapa Cultural (01/08 a 15 /11), sendo que os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis no ato da inscrição, com um documento de autorização, com cópia de RG e CPF, tanto dos responsáveis quanto do menor. OS documentos deverão ser anexados à ficha de inscrição, que deve ser assinada pelo responsável.

As inscrições na modalidade Literatura devem ser entregues na Biblioteca Municipal de Piracicaba – rua Saldanha Marinho, nº 333 (atrás do Hotel Beira Rio), das 08h às 16h, no período de 28/02 a 30/04. Telefone: 3433-3674/3432-9099.

A Seletiva Municipal de Literatura irá acontecer no dia 06/06.
------------------------------------------------------------------
OutraInformações: Felippe Limonge, coordenador da Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista. Telefone: 3433-4952. Teatro Municipal “Dr. Losso Netto,” Piracicaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário