Se fosse possível cruzar o homem com o gato, melhoraria-se
homem, mas pioraria-se o gato."
Mark Twain
Você já ouviu falar de Argos - o cão da Odisseia de Homero que esperou por 20 anos a volta de seu dono, Ulisses? Conhece a história do cão santo francês - St.Guinefort? Sabe o que Byron, poeta inglês do século XIX, disse sobre os gatos? Já ouviu a poesia de Baudelaire sobre os bichanos? Pois essas e outras curiosidades sobre os animais mais famosos da história da literatura você poderá conferir no Educativa nas Letras deste final de semana (27/28 de agosto).
Além de textos e informações sobre a bicharada que invadiu e invade a produção literária mundial, o Educativa conversa também com Miriam Miranda - ela que é uma das responsáveis pela ONG piracicabana Vira-Lata Vira-Vida (ONG que acolhe e cuidade de mais de 450 cães abandonados).
Engajando-se assim numa cruzada contra os maltratos aos animais, contra o abandono dos bichos de estimação e estimulando a posse mais do que responsável desses doces, dóceis e fiéis amigos, o Educativa nas Letras irmana-se aos ideais da ONG Vira-Lata Vira-Vida (e de todas as demais intituições que militam na causa animal e lutam por uma vida digna para TODOS os seres que habitam este planeta) e passa agora a divulgar semanalmente o trabalho dessa e de outras organizações benfeitoras dos animais.
Diante do descaso, da irresponsabilidade e da crueldade do homem para com os animais, talvez apenas a literatura seja capaz de tocar os seres a fim de que reflitam sobre suas ações e reconheçam-se responsáveis pela conservação do mundo e pela vida daqueles que dedicam a sua existência a nos servir, a nos fazer companhia e a nos animar. Que o texto de Homero sobre o cão Argos - cujo fragmento inserimos abaixo - não seja uma profecia sobre o destino de nossos animais, mas sim um alerta a despetar a humidade para seus valores e compromissos.
"Esquecido agora, na ausência do dono, diante do portal do palácio, Argos permanecia a vigiar, quase cego, coberto de sarna e pulgas. Ele reconheceu Ulisses no homem que chegava e, movendo o rabo, baixou as duas orelhas: faltavam-lhe forças para correr em direção ao dono. Ulisses o viu, voltou a cabeça e, tocado por sua aparência, verteu uma lágrima..."
-------------------------------------------------------------------------
------------------------
Para saber como colaborar com a ONG Vira Lata Vira Vida, acesse o site http://www.viralataviravida.org.br/
(A ONG tem um gasto de 900 quilos semanais de ração - número que, ao final de um mês, chega a quase 5 toneladas. Portanto, a sua ajuda é sempre muito bem vinda!)
Parabéns ao Educativa nas Letras por abraçar a causa animal também.
ResponderExcluirA Literatura, como aliada da causa, é de primordial importância, pois pode dar voz aos que não a possuem, os animais!
abrs
Ivana Negri
Olá, Ivana.
ResponderExcluirObrigado pela audiência e pela visita ao nosso blog. Com certeza, a literatura pode se fazer também uma aliada na tarefa de tocar os corações para a causa animal.
Abraços,
Equipe Educativa nas Letras.
Lucila e Alexandre, parabéns pelo programa sobre os animais! Ficou bonito, interessante e até comovente, sem perder qualidade literária. Agradeço em nome das cinco gatas vira-latíssimas que reinam no meu quintal. Beijos!
ResponderExcluirOlá, Carla!
ResponderExcluirNós é que agradecemos a você, mais uma vez, pelas suas generosas palavras e pelo imenso carinho para com o nosso Educativa.
Então tens também uns bichanos a animar a casa?
Quem tal, um dia, um Educativa nas Letras especial "gatos na literatura"?
Abração!
Alexandre Bragion.