terça-feira, 26 de maio de 2009

EM PIRACICABA, CAMERATA DO INSTITUTO BACCARELLI FAZ SUA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO!

Abrindo as comemorações do centenário do CALQ – Centro Acadêmico da Universidade Luiz de Queiroz (ESALQ-USP) – a Camerata do Instituto Baccarelli (São Paulo) realizou, na noite de 18 de maio, no Teatro Municipal de Piracicaba, a sua primeira apresentação pública. Tendo como diretor artístico o músico piracicabano Renato Bandel – violista de projeção internacional e um dos mais reconhecidos do país na atualidade – a Camerata Baccarelli iniciou seus ensaios no início deste ano. Composta por vinte integrantes, a Camerata ensaia e apresenta-se sem maestro – pois, de acordo com Bandel, essa é uma forma de exigir que os músicos redobrem a atenção ao que estão executando e dediquem-se a ouvir mais os demais colegas, aprimorando-se assim o exercício de tocar em grupo.

(ensaio do grupo, no Municipal, em Piracicaba)

Demonstrando vibrante sonoridade e exímio domínio da estética musical dos períodos nos quais foram produzidas as músicas selecionadas para o programa em questão, a orquestra abriu seu concerto executando um dos tradicionais divertimentos de W. A. Mozart. Em seguida, a Camerata brindou o público com uma das pérolas da literatura da música de câmara – uma serenata do compositor inglês Elgar. Passando pela música argentina, na sequência foi a vez de um tango de Astor Piazzola. Encerrando o concerto, a Camerata Baccarelli empolgou a plateia com os seis movimentos de um quarteto de Villa Lobos – sonoramente o ponto alto da exibição da orquestra nessa noite. Atendendo aos aplausos da assistência, que exigia “bis,” a Baccarelli voltou ao palco e reapresentou o tango de Piazzola.


Na próxima sexta-feira, 29 de maio, os músicos do Instituto Baccarelli voltam a se apresentar em Piracicaba – dessa vez tomando parte da Orquestra Sinfônica de Heliópolis (carro chefe do Instituto Baccarelli). Em apresentação que promete empolgar, a Orquestra Sinfônica Heliópolis apresenta-se ao lado do consagrado Luiz Melodia! E você não vai perder essa, não é? É nessa sexta-feira, no SESC de Piracicaba!

Antes do concerto da Camerata, Renato Bandel conversou com a equipe do “Educativa.” Esse bate papo você confere no próximo final de semana, 30 e 31 de maio, pela rádio Educativa FM de Piracicaba, no Programa Educativa nas Letras! – o seu programa semanal de literatura!


Não deixe de conferir!
Sábado, às 10 da manhã.
Domingo, 21 horas!

Confira também o importante trabalho do Instituto Baccarelli! Acesse o site do instituto clicando no link: http://www.institutobaccarelli.org.br/
Acesse ainda a página de Renato Bandel: http://www.renatobandel.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário