Na próxima quinta-feira, às 20h, no anfiteatro da Biblioteca Pública Municipal de Piracicaba, o quarteto de cordas OPUS4 apresenta o seu Concerto de Páscoa. Celebrando a data cristã que se aproxima, o quarteto traz a público um repertório que contempla obras clássicas compostas para quarteto de cordas – como o quarteto K. 387, de W. A. Mozart – e peças de caráter místico – como a fuga nº 1, da “Arte da Fuga,” de J.S. Bach – e sacro – como o “Salve Regina,” de Pergolesi.
Formado pelos músicos Helgo Ackermann (violino), Paulo Celso Guimarães Sousa (violino), Alexandre Bragion (viola clássica) e Paulo Bandel (cello), o OPUS4 nasceu em janeiro de 2010 – e, de lá para cá, realizou inúmeras apresentações em Piracicaba e fora dela. Tendo feito a sua primeira apresentação pública durante a Virada Cultural do Interior Paulista, em maio desse ano, o quarteto tem como proposta levar música de câmara a locais e pessoas que normalmente não possuem oportunidade de prestigiar atrações do gênero.
Nesse sentido, vale destacar que as apresentações do O OPUS4 também têm sempre um caráter pedagógico. Isto porque além de executar músicas de diferentes compositores e épocas, o grupo procura também levar ao público comentários e explicações sobre as músicas e sobre os compositores abordados – fato que torna as apresentações mais dinâmicas e participativas. A preocupação com a questão pedagógica e com o despertar do gosto para a música erudita é tanta que o grupo idealizou uma série anual de ensaios abertos à comunidade – que já estão acontecendo, sempre aos sábados, no anfiteatro da biblioteca, e se constituem numa excelente oportunidade para que o público piracicabano possa ver (e ouvir) como se ensaia um quarteto de cordas.
No concerto que será realizado nesta quinta-feira, dia 14 de abril, o OPUS4 contará ainda com um convidado mais do que especial: o tenor Antônio Pessotti. Tendo se apresentado ao lado do grupo já em outras oportunidades, neste concerto Pessotti cantará uma das peças mais bonitas e célebres do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi: o seu espiritual “Salve Regina.” Programação imperdível para quem gosta de música clássica de verdade. Anote em sua agenda e não deixe de prestigiar!
Entrada franca!
-------------------------------------------------------------------------------------------------